CONSEQUÊNCIAS DA APNÉIA DO SONO
Normalmente o paciente com Apnéia Obstrutiva do Sono pode não perceber o problema. Muitos pacientes são conduzidos ao especialista pelos que convivem com ele e percebem o distúrbio.
Confira o que diz o Dr. Drauzio Varella:
«Nos últimos 25 anos ficou claro que a apneia do sono, uma condição que desorganiza os movimentos respiratórios, é um dos principais distúrbios do sono. Essa síndrome é caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias aéreas durante o sono, causando apneia (entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos dez segundos).
O número de episódios de apneia por hora de sono é chamado de índice de distúrbio respiratório. Pessoas com índices maiores do que 5 já são consideradas portadoras de apneia do sono.«Muitas das consequências de quem sofre de Apnéia Obstrutiva do Sono são graves, e requerem uma atenção especial. Confira:
– Muita sonolência;
– Atenção e desempenho prejudicados;
– Irritabilidade;
– Depressão;
– Disfunção Sexual;
– Dificuldades de Memória;
– Ronco alto e perturbador;
– Dor de cabeça matinal;
– Acordar com a boca amarga e seca;
– Por fim, risco de doenças cardiovasculares cardíacas e cerebrais pode aumentar em pessoas com Apnéia Obstrutiva do Sono.
50%
das pessoas com Apnéia Obstrutiva do Sono tem pressão arterial elevada.*
*De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.